segunda-feira, 7 de junho de 2010

Fashion Rio - Parte 1 - Verão 2011

Uma semana de moda surpreendentemente brasileira, cheia de pesquisas de formas, leituras brasileiras, temas regionais. Com direito a Caetano Veloso na trilha e folclore brasileiro como tema!Assim foi o Fashion Rio!
 Isabela  Capeto trouxe um apreço pelos anos 70 , pelos babados , flores... "Os bordados têm um preciosismo a mais, as cores idem, e a estilista obtém uma variação de texturas com materiais como a ráfia, que é de encher os olhos. O desfile encerrou o Fashion Rio. E fechou bem, com moda bonita de se ver e que aprofunda, para o bem e para o mal, a ideia de brasilidade relacionada a estes elementos exuberantes, coloridos, e beirando a condição de alegorias."(Use Fashion) . O trabalho de Isabela Capeto foi elogiado e considerado um dos mais detalhados e bem feitos dos desfiles do Fashion Rio. As estampas são delicadas e pouco óbvias , a mulher é delicada, porém forte e cheia de personalidade. Os acessórios são objetos de desejo e construção de identidade. Existe um toque de tribalismo romântico que paira a coleção delicadamente.
Vejam algumas imagens:

Uma coleção cheia de encanto e equilíbrio no tema que se propôs a abordar foi a Têca, que trabalhou em sua coleção um militarismo do nordeste dos anos 40 com um toque de renda e romantismo local, resultando em uma síntese poética e ao mesmo tempo sóbria. Festival de encanto. Onde o calor extremo da região e as peças pesadas militares tiveram que entrar em acordo. Nascido em Natal Helô Rocha conhece bem a região , que foi onde os soldado norte americanos se instalaram na época. As rendas e os tons militares refrescam a agressividade e dão sobriedade ao Romântico a artesanal!


Lucas Nascimento também fez bonito na passarela com sua sobriedade transparente , construindo a identidade de uma mulher elegante , quase etérea. Sua criação é autoral, onde ele conversa com recortes e malharia retilínea que é o que ele faz muito bem !
“Para encorpar o tricô conceitual, cita o filme de 1982 "Koyaanisqatsi: Life out of Balance", dirigido por Godfrey Reggio e com trilha de Philip Glass. No filme, um hit da década, questões filosóficas sobre o caos e a relação entre humanos (para onde vamos?) viram texturas visuais captadas pela câmara que sobrevoa o planeta. O belo trabalho em tricô que ele faz é também o "Koyaanisqatsi" dele.” ( Use fashion)
Sua silhueta é sequinha e bem modelada as quebras incluem plissados e lisos.



Podemos identificar que no verão 2011 teremos o equilíbrio entre o reto e o sinuoso, entre o romântico e o sóbrio, entre a delicadeza e a força como uma das principais características!

E o Brasil como foco bem menos estereotipado e bem mais original sendo pesquisado nas temáticas abordadas nos desfiles com mais embasamento e mostrando a cara de um Brasil que é um misto de referências que consegue abordar as principais temáticas mundiais sem sair de sua própria natureza, e assim , a moda vai mostrando a sua cara cada vez mais Brasilian tropical mitológicamente fashion!










Um comentário:

  1. Oiee o blog tá lindo, só preciso arrumar essa barra direita, tá enormee, preciso de um tempo pra adicionar uam páginas pr aqui =]

    ResponderExcluir