sexta-feira, 18 de junho de 2010

Ronaldo Fraga - Um desfile incrívelmente belo e coerente

Poesia , pesquisa , imaginação, DNA , referências , coerência são algumas palavras que definem o trabalho de Ronaldo Fraga, seu talento é de um refinamento poético que impressiona e toda composição estética de seu desfile, a conexão de cada elemento de cena assim como a música, o acessórios , a expectativa do publico refletem o carinho que o próprio Ronaldo tem com suas criações e com sua marca. Na coleção verão 2011 Ronaldo Fraga procurou trabalhar um tema bem brasileiro que nos ajuda a investigar e definir a identidade da moda brasileira. O Norte e o Nordeste brasileiro foram devorados antropofagicamente pela visão de um "Turista Aprendiz" . Inspirado pela visão de Mario de Andrade em seu livro com o mesmo nome, Ronaldo Fraga soube fazer uma leitura artesanal e ao mesmo tempo luxuosa e requintada das peculiaridades da região Norte e Nordeste com o apoio e trabalho minucioso das bordadeiras da cidade de Passira no agreste Pernambucano. Em sua coleção bordados, brilhos , drapeados e assimetrias nos mostram o resultado vestível que resultou sua pesquisa.  Em seguida vocês lerão o release de sua coleção "Turista Aprendiz" para o fashion week verão 2011 e verão o quanto de subjetivo existem em suas idéias que em sua objetiva realização nos mostram um estilista de trabalho impecável! 



"Entre 1927 e 1929, Mário de Andrade (1893-1945) realizou uma série de viagens etnográficas aos estados do Norte e Nordeste Brasileiro. Fez mais de 600 fotos, registrou hábitos locais e fez inúmeros registros de viagem. Este material mais tarde seria reunido em Livro, batizado de “ O TURISTA APRENDIZ” . Na realidade não se tratou de uma viagem TURÍSTICA. MÁRIO registrando tudo, procurou traçar as coordenadas de uma Cultura Nacional através da Cultura Popular, memórias de ofício, música e culinária. Observou afetuosamente o primitivo, o rústico, manifestações populares com os olhos de um modernista metropolitano. Bebeu e comeu cores e nomes…
O meu grande sonho sempre foi fazer o mesmo percurso que ele, projeto até aqui impossibilitado por compromissos que me fazem escravo do meu tempo. Paralelo ao trabalho com minha marca, venho desde 2005 trabalhando com inserção de design em cooperativas e grupos de artesãos de Norte a Sul do Brasil. Só a pouco me dei conta que já vinha há tanto tempo registrando experiências e histórias como um Turista Aprendiz.  Esta coleção é o resultado de um projeto desenvolvido junto a um grupo de bordadeiras da cidade de Passira no Agreste Pernambucano. Aqui a cultura pernambucana vem costurada, estampada e bordada em linho, seda, bases de algodão e jacquards imitando renda.Meus olhos entram em festa por um Brasil feito à mão. Um País bordado de avessos reveladores… Ponto e linha desenham estórias de sobrevivência, amor e dor, refletindo a alma de um povo gentil, festivo, generoso e lindo.
Me embolo de ‘pontos-cheio’, ‘crivos’, ‘matames’, ‘pontos sombra’, ‘renda renascença’… Literalmente por um fio, pontos de um ofício ameaçado de extinção."
Aqui serei eternamente Aprendiz. (Ronaldo Fraga)
Quem fez o quê:Concepção geral – Ronaldo Fraga
Cenografia – Leo Santana (c/ coordenação  técnica de Clarissa Neves e Paulo Waisberg)
Styling – Daniel Ueda
Direção de desfile – Roberta Mazzola
Beleza – Marcos Costa
Sapatos – Jaílson Marcos
Cabeças – Trama Bolsas
Óculos – Ventura
Design Gráfico – Designlândia
Trilha – Ronaldo Fraga e Ronaldo Gino
Produção Executiva – ODE (Valéria Jardim e  Isabela Reno)
Bordado Luxuoso:Gatas Bordadeiras de Passira (Pernambuco)
Gatas Rendeiras de Monteiro (Paraíba)
Stella bordadeira de Itabira (MG)
Estampa Leo Santana
Addiper na pessoa de Gabriela Almeida
Modus Marketing e Semiótica
Eduardo Maciel
Ana Paula de Miranda
Roseane Schlindwein
Idéias Customizadas – Eliana Castro

Fotos da coleção






Um comentário:

  1. Meu seu blog é espetacular, show ,not°10 desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir