sábado, 10 de setembro de 2011

Macrotrend Inverno 2012/2013 - WGSN Radical Neutrality


Hoje vou falar da segunda macrotendência do Inverno 2012/2013 segundo o site WGSN, mas primeiramente vou explicar o que seria uma macrotendência .
Como sabemos o mercado da moda é feito de estratégias e identificações de comportamentos de consumo que irão nortear o mercado a cada estação, só que geralmente estas tendências são identificadas por desfiles de moda, comportamento social, novos lançamentos, estreias de filmes, musicas dando perspectivas por apenas 6 meses , e os temas são direcionados mais especificamente para as roupas, looks e design que o consumidor vai desejar neste período, depois, quando a estação muda, muda a tendência. Pois bem, a macrotendência seria um pano de fundo que possui uma duração maior e possuindo um ciclo maior ela poderá nortear coleções de moda, comportamento do consumidor , novos desejos e atitudes por mais de seis meses, podendo nortear por um ano ou mais e até mesmo gerar novas ramificações de comportamento que serão sugeridas nas próximas tendências. A importância das macrotendências é que elas geram uma segurança para que profissionais possam criar novos produtos, campanhas publicitárias entre outros materiais de consumo influenciando diretamente o consumidor com maior possibilidade de acerto na aceitação do mesmo pois este já estará sensível a tais propostas de acordo com estilos de vida e diretrizes estéticas.
A pesquisa de macrotendência envolve estudo de diversas áreas como ambiência, psicologia social, analise comportamental, tribos urbanas, entre diversas outras  que trabalham e identificam o "Espirito do tempo" , conceito desenvolvido pelo filósofo Hegel em 1769 sendo usado nos mais conceituados estudos de comportamento de moda entre outros. È uma pesquisa ampla e de extrema importância para o profissional de moda, por isso estejam sempre atentos nas diferenças entre macro e tendencia e não deixem de pesquisar nenhuma delas!
Agora vou contar para vocês sobre o tema Radical Neutrality  ( Painel acima), um dos temas abordados pelo site WGSN o maior site de pesquisa do mundo para o inverno 2012/2013!Vamos lá!


A neutralidade é um novo tipo de comportamento considerado radical. Sendo até considerada uma nova espiritualidade, a clareza, a luz , cores  minimas, neutras, pequenos gestos que geram grandes ações. Nota-se no tema a androginia e a indefinição de sexos como estética para este tema, causando a dúvida em quem olha e por isso o questionamento. O protesto neste tema é silencioso e inteligente, pautado por imagens neutras e mínimas, neste tema o pouco que se diz fala mais!É uma parada nos excessos de informação e de símbolos, a limpeza do design, o  minimalismo se mostra neste tema, a possibilidade de se desvencilhar de atitudes, hábitos , objetos que não precisamos mais, respirar, sentir , agir silenciosamente, uma conotação de pureza das formas por meio da integração sutil das idéias.


O modelo Australiano Andrej Pejic é grande inspiração para este tema, por sua versátil androginia fazendo sucesso tanto na moda feminina quanto masculina tendo apenas 19 anos. Nos desfiles de moda de Paris de janeiro de 2011 ele desfilou tanto em coleções masculinas Marc Jacobs, como em femininas como para Jean-Paul Gaultier .


Painel de inspiração do tema Radical Neutrality





Nenhum comentário:

Postar um comentário