domingo, 19 de setembro de 2010

Coloquio de moda - Resumos e alinhavos.- Parte 1


Aconteceu em São Paulo entre os dias 12 a 16 de Setembro o 6 colóquio de moda da faculdade Anhembi Morumbi, o evento é um dos maiores e de maior referencia no Brasil, onde profissionais, pesquisadores e pensadores da moda se reúnem para discutir a moda sobre diversos aspectos, áreas como a sociologia esteve presente com  pesquisadores que apresentaram trabalhos abrangentes onde o comportamento coletivo foi tratado sob a perspectiva de moda. Estive presente e irei contar aqui no blog a partir de hoje tudo o que captei nas palestras de dissertações, mesas, debates, lançamentos de livros que serão referência para quem busca um novo olhar. O evento visa a importância do conhecimento acadêmico para refletir a moda e através dele descobrir novos desdobramentos que inscitam a reflexão sobre o corpo, subjetividade, comportamento, consumo, entre outros assuntos que incluem a moda em um leque de referencias conceituais alem de si mesma. Profissionais de peso, fizeram apresentações excelentes e confesso que sai de lá com o olhar renovado. O conhecimento de moda , a pesquisa de campo, identidade de moda , preconceito, consumo infantil foram assuntos recorrentes que deixaram  questões para serem pensadas no cotidiano da moda. É interessante ver neste tipo de evento o quanto a teoria e a prática caminhando em sincronia na moda nos fornece ferramentas para descobrir novos meios criativos para o design, novas maneiras de ler o comportamento e o mercado, para que pensando juntos possamos visualizar  resultados hibridos no produto e na construção de novas subjetividades.

Durante os quatro dias de evento, especialistas  abordaram assuntos como Moda e Redes Informacionais; Moda, corpo e tecnologia; O “pensar design”; Moda e mercado; Éticas corporais; Moda no contexto urbano; a Moda inserida em acervos e museus; entre outros. Entre os especialistas brasileiros estiveram, Silvana Holsmeister, da Revista Vogue; Geni Ribeiro, da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT); Luis Fernando Antonio, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Lucia Santaella, da Pontifícia Universidade Católica (PUC); Mariana Rocha, da Faculdade Santa Marcelina; Rachel Zuanon, da Universidade Anhembi Morumbi; Rosane Preciosa lançando seu maravilhoso livro que estou lendo e falarei sobre ele aqui.
Com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Universidade de São Paulo (USP), o Colóquio reuniu também representantes de instituições de ensino e entidades estrangeiras como Andrea Saltzman, da Universidade de Buenos Aires (Argentina); Mário Mattos Ribeiro e Inês Simões, da Universidade Técnica de Lisboa (Portugal); Danilo Cañizares, do IXEL Moda (Colômbia); Enrico Cietta, da Diomedea (Itália); Barbara Trebitsch, da Domus Academy (Itália); Nanni Strada, do Studio Nanni Strada (Itália); e Chiara Colombi, Politécnico de Milão (Itália).
Vamos conferir nos próximos dias tudo o que rolou por lá!

Samanta Marinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário