segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Colóquio de moda- parte 2- Alinhavando o hedonismo


Sociologia da Moda: Distinção social e o individualismo hedonista no consumo de moda contemporâneo


 


A apresentação foi de Aline G. Hellmann, mestre em sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Sendo ela ex vendedora de marcas como a Forum e  Le Lis Blanc,  ela analisou o que o consumidor busca como bem de consumo na moda hoje. Comentou um pouco sobre a sua jornada de pesquisa e disse que quando se referiu a moda como um assunto passível de ser estudado, sofreu preconceito em relação a seriedade do seu trabalho. A moda ainda sofre preconceito , sendo as vezes analisada com o estereótipo de futil e desnecessário, mas nós que estudamos este assunto sabemos que a moda é um fenômeno social de comportamento, consumo e expressividade muito importante para o desenvolvimento da linguagem e da subjetividade do sujeito.
Os pontos abordados por Aline Hellmann abordaram a moda como um foco de busca pelo prazer dos sentidos e do novo , trazendo a estetização da vida cotidiana por meio do consumo não apenas do produto , mas das emoções e da valorização dos sentidos dando uma nova tragetória para a publicidade e marketing de moda. Hoje o indivíduo já não busca a distinção social como na modernidade, mas sim a busca de sua individualidade e a lapidação de tal através da satisafação dos desejos , valores e necessidades. Ela procurou expor dentro de uma analíse indutiva os motivos que levam o consumidor a compra tomando suas decisões e formando opiniões. Com isso ela analisa o caso da busca do consumidor por objetos vintage se apoiando no autor Don Slater (2002), a segunda sessão ela recorre a Colin Campbell (2001) para refletir sobre as características do hedonismo contemporâneo citando como exemplo um caso da Le lis Blanc e a terceira seção utiliza os trabalhos de Mary Douglas e Baron  Isherwood (2004), bem como do próprio Gilles Lipovetsky (2008), para relacionar as novas dinâmicas de consumo ao mundo da moda e apresenta o 
caso da OSKLEN.

Para saberem mais leiam em:
Vale a pena ler o artigo!
file:///D|/artigos/70887%20Sociologia%20da%20Moda%20-%20distincao%20social.pdf




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