quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Colóquio de moda parte 3 - Em busca de novos sentidos

Moda e consumo: Inventando sentidos e produzindo felicidade.


 




A temática me interessou desde início já que trabalhando com moda tenho observado os desejos dos consumidores e a produção de sentidos através da linguagem .Isso implica na manutenção do desejo pelo novo.
Dando continuidade ao artigo visto anteriormente, este trata da felicidade como um bem a ser adquirido pelo consumidor  que compra no produto a sua felicidade mesmo que , momentânea , e  logo apos adquirir o produto  esta felicidade se dissipe antes do seu valor simbólico. Para que o produto seja adquirido pelo consumidor e necessário que a marca forme um cenário que atinja os desejos deste consumidor , aguçando os seus sentidos e movendo os seus desejos em direção ao produto. De forma que através do consumo uma formação simbólica individual se efetive. Segundo ( Machado, 2010 ):

"Atualmente, a inovação tem estado presente mais na construção de um novo sentido para as coisas do que, propriamente, na invenção de coisas absolutamente originais..."

A autora neste artigo dialoga com as releituras ; os new punks , news para todos os estilos "que do passado sofreram uma releitura contemporânea e conseguiram se relançar como o novo revisitado."
Porém, segundo a autora estas definições já não emocionam tanto o quanto ja emocionaram , por isso se faz necessário um grupo de profissionais capazes de redimensionarem os sentidos com novas abordagens que não se limitem apenas as disciplinas da moda, cabem ai considerar cineastas, sociólogos, antropologos, artistas , estudiosos da semiótica entre outros pensadores que traduzam a moda pelo viés de sua multidisciplinaridade  , constituindo um olhar que dará uma perspectiva multi facetada  , fazendo assim , uma ampla leitura da complexa cultura de moda.
Na medida em que a informação esta presente na vida de todos nós através da Internet e cada vez mais portátil , o acesso a informação pela a rede e pelos códigos digitais torna-se acessível a todos e com muita velocidade , trazendo para o mercado de moda, no caso a urgência de novos agentes  produtores de sentido que saibam ler e identificar novos códigos e necessidades individuais.- Levando em conta que eles podem fazer surgir novos códigos que não são disponíveis a todos, porém, por um curto espaço de tempo, ate que possa ser consumido em grande escala.
Os maiores produtores no mercado da moda,  no momento contemporaneo são os produtores de sentido, pois estes alimentam a subjetividade do indivíduo e o coloca em sintonia com os seus desejos "produzidos/ produtores."
No entanto torna-se necessário para o consumidor em meio a tanta informação um alivio para o seu olhar entorpecido para uma visão que contemple o inusitado . Neste sentido a moda como sistema alimenta-se do olhar dos produtores de sentido para que gere novas imagens ,novos olhares e novas formas .


"Nízia Villaça destaca que a cultura da moda desenvolveu “estratégias menos óbvias para dar conta de um novo sistema com as suas múltiplas partes componentes em feérica troca e negociação”. Citando a teoria de Featherstone, Villaça observa o fato dos consumidores não adotarem mais “um estilo de vida por hábito, mas como projeto”

Para finalizar ela destacou as diferenças entre o consumo na sociedade moderna e na sociedade contemporânea:

Sociedade Moderna                            /                          Sociedade Contemporânea

Consumo como possibilidade                                     Consumo como direito
Comunicação explicativa                                            Comunicação constitutiva
Consumo de massa                                                    Consumo de nicho
Estilo de vida como hábito                                          Estilo de vida como projeto
Inovação dentro das fabricas                                      Inovação fora das fabricas,
                                                                                  Marketing, redes sociais
Consumo como conforto, utilidade e funcional             Felicidade como necessidade 
                                                                                     Cotidiana
Felicidade como projeto de uma vida                         Reencantamenteo do cotidiano
                                                                                 Através de objetos extraordinários


Este artigo é indispensável !
Leiam!

file:///D|/artigos/72918%20Moda%20e%20consumo%20-%20inventando%20sentidos%20e%20produzindo%20felicidade.pdf

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