quinta-feira, 18 de março de 2010

Tribalismo emergente

Vivemos em meio a descobertas tecnológicas, avanços  e facilidades que fazem de nosso dia a dia um cyber-espaço recheado de descobertas subjetivas e resignificações que o tornam muito mais interessante.O estilo faz de nosso dia a dia uma viagem estética em busca do novo, do nosso novo significado de cada dia. Nos reunimos em páginas da internet a procura de grupos que dialoguem com os nossos gostos, escolhas e participem de nossas constantes resignificações. Nos reunimos em bares , livrarias, museos, danceterias a procura de uma parte de nós que esta também no outro. Somos grupos!Somos tribos! Somos sujeitos partilhando dos mesmo significados!
As tribos contemporâneas emergem em lugares inusitados com pessoas que vibram os mesmos significados (Maffesoli). Soube recentemente de amigas blogueiras de moda que se reunem em restaurantes de São Paulo  ou em Florianópolis para partilharem idéias, ou mesmo os encontros de Melisseiras que acontecem pela cidade. Encontros. Esta é a palavra que define quem se aventura em uma linguagem estética dialogando com o outro o seu grito de pertencimento.
Hoje no entanto não partilhamos de um ideal revolucionário, hoje o objetivo gira mais em torno do estar junto. Similar as tribos antigas existe a reunião em volta de um totem. Que em épocas remotas eram deuses que nos elevavam espiritualmente e nos levavam ao paraíso, hoje são deuses midiáticos que nos encaminham ao paraíso artificial do consumo. Mas não menos importante! São eles que gritam os novos códigos e sigam quem seguir quiser!Ou reivente e apareça! Estamos em tempos frenéticos , onde a gana da novidade dá sede de informações, triture a revista, o tecido, a idéia. Invente moda!Seja feliz!

Na foto Woodstock-Nos anos 70 havia um ideal.Hoje nós temos uma idéia e ela pode ser frenéticamente passageira.



Abaixo a linda releitura do tribalismo na moda por Issey Miyake.Um tribalismo tão antenado com o nosso tempo que é capaz de conciliar tecnologia , Sportwear e Tribalismo.A praticidade acompanha o paradoxo desejo de retorno ao primal ,  e a necessidade de uma tecnolôgia em hamônica com a natureza.





Exuberância Tribal com Vivienne Westwood Primavera/Verão 2010, no mínimo impressionante!A característica marcante de Vivienne e seu Punk Aborígene!





Alexander McQueen com sua mulher cobra. O que me remete as mulheres tribais e seus Totens de animais!(A Moda não será a mesma sem este Gênio!)





E por ultimo Marc Jacobs Primavera/Verão 2010 e suas estampas Africanas que sempre teimam em reaparecer , pra dar um colorido ao monocromatismo geral!





Pelo jeito nosso próximo verão será bem colorido!E mal acabamos este e já estamos falando do próximo. Mas a moda é assim :Ansiosa!
E o inverno é tão gostoso que acaba rapidinho!
Além disso, o tribalismo não é somente uma tendência de estação mas de um tempo que submerso em tecnologia procura desesperadamente as suas raizes, e como não é facil resgatá-la em sua maneira mais pura e original, o negócio e reinventá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário