domingo, 7 de março de 2010

O novo luxo




Segundo Káthia Castilho em seu livro "O novo luxo " (2006) "A noção de luxo muda e sofre alterações de significados  e estilos de produtos ao longo do tempo ." Cada época possui uma necessidade e configuração própria que possibilita o aparecimento ou a valorização de bens e consumos que podem ser materiais ou até mesmo imateriais. Já ouvi muita gente dizer nos bastidores da moda que hoje em dia o Luxo da vez é ter tempo!Diante de um cotidiano cheio de informações e tarefas para comprir, ter tempo nos dá a possibilidade de fazermos exatamento o que queremos, ou então praticar o nadismo, ou seja fazer nada!No universo simbólico da moda no entando, o luxo ganha outros significados a medida que pode refletir a capacidade do indivíduo de codificar códigos e representações simbólicas que se apresentam em determinados grupos. O culto a aparência e ao estilo refletem a possibilidade da diferenciação indivídual e ao diálogo não verbal dos códigos do vestir,  tranformando a  troca simbólica e reconhecimento em uma moeda comunicacional que traduz o valor do novo luxo. Em tempo de urgências ecológicas e reciclagens , o desperdício e a ostentação por se ter muito , já não seduz aqueles que perseguem a trilha de um luxo antenado e agradável tanto ambientalmente quanto individualmente, no novo luxo a consciência ambiental, o conforto e a pratícidade trazem uma nova perspectiva aos designers , estilista e produtores de conhecimento.  O luxo nos dias de hoje pode ser interpretado também como o que aumenta o prazer e o conforto , o que agrada os sentidos, o que causa sensações novas. Por isso digo :Sim o luxo esta ligado diretamente a uma excelente qualidade de vida e a possibilidade de ter acesso a bens sensoriais, e por isso o advento cada vez mais elaborados de SPAS especializados junto a galerias de moda mas também não podemos nos esquecer de um fator chamado :Exclusividade. Lembrando-nos dos tratamentos direcionados exclusivamente a um determinado perfil de pessoa e seus respectivos profissionais, personal trainers, personal stylist , personal cook , enfim , para o que  quisermos existe um personal, profissional de um tempo de exclusividades! O novo luxo , além de estar ligado com a capacidade de adquirir bens e sensações , está também relacionado com a capacidade de adquirir conhecimento e significado, podemos dizer assim que este luxo está menos superficial?Pode ser!É assim que podemos tranformar a moda em algo mais do que um simples produto sem significado algum. A moda não é só o novo look da estação . Mas também a capacidade de reconhecer os códigos que este look nos apresenta ,  o universo de possibilidades investigativas que ele nos desperta , o leque de investigações conceituais que ele nos grita, a possibilidades de expressão que impressiona os nossos sentidos e do outro , o novo não é somente a nova roupa em seu guarda roupa, mas a possibilidade poética e subjetiva que ela te desperta, reconhecer isso em seu próprio estilo é um luxo só!Fazer-se reconhecível e indivídual!

Na onda do luxo e sustentabilidade , a marca EDUN ( Foto) do cantor Bono e sua esposa foi fundada em 2005 , com o objetivo de incentivar a produção de entrepreneurs de países em desenvolvimento , na Africa, India e América do Sul , através da troca da produção de algodão orgânico nestas localidades. O tecido ecologicamente correto é a matéria prima principal das criações desta marca.




É luxo reconhecer códigos e grupos , saber em quais grupos e estilos você se encaixa de acordo com seu estilo de vida . Não forçando assim  , um estilo que não tem a ver com você, desde os mais despojados as releituras . Na foto Chiara Gadaleta , em seu estilo , Tarântula. Onde além de desenvolver uma marca estilosa e rica em códigos que fazem referência ao tribalismo e a exuberância étnica, também tem design sustentável, desenvolvendo bijous com lixo textil como matéria prima. Chamando a atenção para materiais que poderiam ser jogados fora mas são reutilizados.




E por ultimo e muito importante para um luxo saudável a qualidade de vida  que vem de um cuidado consigo próprio, ter informação e acesso a este bem, é um luxo que pode ser cultivado diariamente.







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