quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Gypsy- Parte 1

Todos nós sabemos que novas tendências surgem a cada dia, de lugares inusitados e épocas distintas, todas renovando a maneira de ser do individuo de acordo com a sua necessidade de expressão e a busca de novas sensações e estéticas renovadas. Hoje falarei de um estilo que aponta desde as ultimas estações como estilo de vida e maneira de se vestir que vai um pouco contra a onda de consumo exagerado e extremo luxo, temos aqui um estilo mais despojado, preocupado com questões ecológicas e sociais, um estilo nômade que não deixa de ser chique e atual, sabendo seguir o seu próprio estilo ele pode cair muito bem no seu guarda roupa ou em uma coleção que você estiver criando, o importante aqui é saber compor os elementos e já que o estilo Gypsy já vem da mistura de outros estilos eu não sugiro que se misture muito pois além de ficar Over pode perder sua característica principal: O despojamento e a naturalidade.

O estilo Gypsy provém de alguns movimentos que estão surgindo no contemporâneo de acordo com o excesso de velocidade das tendencias , da informação, da tecnologia etc, esta contra tendência chama-se Slow dentro desta existem varias ramificações como slow fashion, slow food , slow citie, um movimento que propõem a diminuição da velocidade, o apresso a contemplação, aos passeios, aos festejos, as coisas simples da vida.Esta tribo tem se tornado referencial no contemporâneo, sendo inspiração para diversas pessoas que resolver viajar o mundo procurando conhecer novas culturas e estilos de vida. Com isso novas profissões também surgiram , profissões estas que requer disponibilidade do profissional para viajar, pesquisar e saber organizar informações , opiniões sobre diversas áreas. Ví recentemente em um noticiário um profissional que é encarregado de viajar para diversos hotéis para pesquisar para uma rede de hotéis o que os melhores hotéis do mundo estavam oferecendo e isso ele relata em seu blog. Outra influência que compõem o estilo Gypsy são os hippies , por seu estilo de vida livre e contra a cultura da época em que surgiram, o Gypsy faz uma leitura deste estilo não deixando de valorizar o estilo de vida que valoriza as coisas simples porém sem deixar de estar conectado com o mundo.






O estilo Gypsy tem bastante semelhança com o estilo Bohemian o qual mistura as principais referências do Gypsy. O Bohemian surgiu no incio do sec XX quando um grupo de intelectuais compostos por Oscar Wild , Virgínia Wolf , Lytton Strachey entre outros, resolveram olhar a vida bohemia que até então era considerada amoral e desregrada , como uma oportunidade de criar em grupo e falar com outros artistas , filósofos, sociólogos sobre arte, política, sociologia  , poesia e filosofia. Depois disso tornou-se moda os encontros em cafés, pubs, residências particulares onde foram aos poucos sendo construídos o bohemian lifestyle. 





No pós-guerra, os jovens tiveram que enfrentar o retorno a uma sociedade conservadora e temerosa, assim como aos trabalhos mal assalariados, pagamentos de hipoteca e outros problemas associados ao período. Porém, houve facções dessa geração que não conseguiram lidar com isso, criando estilos de vida alternativos, que eram subversivamente nômades e anticonsumistas. Muitas tribos que se tornaram símbolos da época, como os hippies, os beatniks, os surfistas, os motociclistas e os mochileiros, contribuíram, de alguma forma, com a maneira como entendemos os gypsets hoje em dia.







To be continue....

2 comentários:

  1. Imagina se eu não amei este estilo e mais ainda sua proposta maravilhosa. Adoro suas postagens!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!!Obrigada lindinha!Seja sempre bem vinda!

    ResponderExcluir