terça-feira, 14 de junho de 2011

Tricot também no verão


Tricot é uma tecnica de entrelaçamentos de fios que provavelmente surgiu no Egito onde na época era feito com o auxilio de madeira ou ossos  Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno. Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, o que a tecnologia reinventou, levando-a também para as malhas de verão através de fios leves e apropriados.
Na moda , nos desfiles , em grandes marcas já podemos perceber o uso do tricot em peças que fogem do usual inverno, pesado e quente, diversos pontos abertos e leves podem ser usados para tecer um verão com uso de tricots. Nos diversos desfiles da temporada de verão 2012 vi o tricot sendo fortemente usado principalmente na coleção da Coven que teve como pano de fundo a inspiração pela ìndia usando cores fortes juntos a cores frescas, o tricot e o lourex. As estampas são inspiradas nas tatuagens de rena indianas, as  roupas mostram os desdobramentos da técnica em transparências, fios brilhantes, formas simples e decor rico. Cores frescas e sugestivas em uma excelente apresentação.Confiram:




















Indo por uma caminho apuradíssimo e precioso , Vanessa Montoro faz do tricot e crochet roupas de extremo bom gosto e criatividade, trabalhando com fios de Seda  especiais fiados em roca, ela nos apresenta peças tingidas manualmente em tons naturais com pigmentos direto da natureza , ervas mates, pó de café, casca de cebola,  clorofila, espinafre, entre outras, dependendo da cor que quer chegar,  assim ela conserva o brilho do fio o qual confecciona casacos, vestidos, saias, cheios de texturas inesquecíveis. A valorização do trabalho manual e a preservação da natureza são práticas importantes no trabalho de Vanessa . Suas peças levam características Vintage pelo próprio material que usa , são peças para se ter por muito tempo, peças atemporais e delicadas, destinada a uma mulher que tenha personalidade e feminilidade. 


Sou apaixonada por clássicos. É assim que enxergo o crochê e o tricô. São clássicos. Não se encaixam em modismos e tendências e, por isso, são eternos. Minha busca constante é descobrir novas possibilidades desses materiais. Reinventar pontos, misturas e shapes que os deixem refrescados. Daí a mistura do couro e do chamois que proponho essa estação”, conta Vanessa.
O objetivo principal é confeccionar peças feitas à mão, do princípio ao fim. As criações transmitem um caráter natural e esbanjam bom gosto, para atender um público requintado, com estilo e que valorizam a originalidade.











Saiba mais sobre o trabalho de Vanessa Montoro


Inspire-se no trabalho dela e crie lindas peças de tricot no verão também!

2 comentários:

  1. Sou totalmente a pró do tricot no verão. Imagine um vestidinho leve em meia malha. Uma bata hippie chic com jacquard missoni em colorblocking. Uma saia com um shape diferenciado. Adoro!

    ResponderExcluir
  2. E parabens pelo post Samy, ficou realmente inspirador! :) Beijos

    ResponderExcluir