quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Première Brasil- Verão 2011/2012 -


A principal feira internacional de tendência do segmento textil, está acontecendo na cidade de São Paulo hoje (19) e amanhã dia (20) no espaço Transamérica Expo Center. A feira expõem tendências de fiação, cartela de cores a padronagens com 108 expositores este ano sendo 64 da América latina com aumento de 20 expositores no total em relação ao ano passado onde estiveram presentes 88 expositores.  Este ano tive o prazer de comparecer a esta feira para fazer a cobertura para o site Vitrines da Moda , o qual  escreverei alguns textos sobre moda e para o meu  blog Vestido de arame que aqui escrevo. Primeiramente participei de uma conferência para imprensa onde estiveram presentes autoridades do setor textil e de moda mundial como o presidente da ABIT Paulo Skaf , a Diretora de Moda da Première Vision Pascaline Wilhelm e o presidente geral da Première Vision Jacques Brunel. O profissionalismo e a dedicação com toda a organização da feira e com questões econômicas e criativas na moda demonstra o cuidado em trazer uma feira de tal porte para o mercado Brasileiro e o impacto que este evento tráz para o mesmo , não só pela possibilidade de ver reunido em um único espaço os melhores fornecedores de tecido do mundo ,como também , pela repercussão que este evento tem sobre a imagem do Brasil. Os olhos  se voltam para o Brasil. É possível ver tal fato na própria fala das autoridades do setor. O presidente da Première Vision acredita que :"O Brasil em breve deve se tornar não somente campeão no futebol mas também na moda." Esta perspectiva é realmente animadora para o setor. Objetivos futuros apontam que será feito um calendário onde a Premiére aprensentará as coleções 6 meses antes no Brasil do que na américa do norte. E assim os olhares se voltarão definitivamente para o Brasil!
A moda está ganhando força e identidade graças ao acesso que temos a informação e a produtos mundiais onde podemos perceber qual é o "espírito do tempo" , além disso, cada hemisfério possui suas características próprias e a troca de informação globalizada permite que troquemos referências de moda e nos tornemos também referência. Visitando a feira pude conhecer diversos fabricantes com olhares próprios sobre a moda e pude perceber que alguns novos ventos pairam sobre a maneira como estilistas e designers concebem o seu produto. Conversando com a estilista da Lunelli Camila Barella pude perceber o quanto os temas de uma coleçao de tecidos podem ser diversos e o que prevalece de pano de fundo da criação é um conceito muito bem esclarecido que se desdobra por todos os temas escolhidos por ela,  segundo Camila: "O mercado esta muito diversificado para que na criação de uma coleção apenas um tema prevaleça." No caso da coleção da Lunelli, o artesanal, o lúdico, a natureza fantástica esteve presente em estampas de passaros, borboletinhas ,  tecidos texturizados, desenhos simulando pinturas feitas com aquarelas,  fazendo uma interação entre o visual e o toque, estes para o verão estarão leves e confortáveis. O pano de fundo da coleção é o processo de criação e a expressão de uma linguagem lúdica.
Alguns textos e fotos do processo criativo da Lunelli podem ser vistos no blog:
http://www2.lunelli.com.br/blog/

Quem tiver  oportunidade não deixe de visitar a feira. Acaba amanhã! Mas ainda permanecerá por mais 6 meses em nossa memória até uma outra poética ou a mesma transformada , abrace a nossa inspiração em um inverno igualmente criativo da proxima edição da Premiére Brasil. Até lá!

Por Samanta Marinho

Algumas estampas vistas na feira:







Um comentário:

  1. São estampas alegres e chics! Como o verão deve ser, na minha opinião!!
    Parabéns pelo blog, é realmente de muito bom gosto!!

    ResponderExcluir