terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Desfile de Giulia Borges-Fashion Rio-Encontro de moda e arte.

As misturas se consagram como aspecto marcante na temporada de moda do Rio e do mundo. Temas que a princípio podem soar como opostos, na verdade podem se tornar um misto de referências criadoras de novas identidades. Assim como na Arte, na moda também algumas referências criam asas inusitadas: a natureza torna-se fantástica, os militares mesclam-se com criações fantasiosas, românticas, selvagens, o romântismo pode ser esvoaçante, expressivo desnorteante. A estilista Giulia Borges no desfile da temporada de moda do Fashio Rio criou  novos bichos em prints coloridos e tigres surreais que vieram da inspiração no trabalho da artista japonesa Nagi Noda , moda e arte se misturam, trocam referências e conversam dando vazão ao imaginário do criador , a artísta em questão  faz penteados artísticos marcantes com imagens de diversos bichos, além de ilustrações com composições de misturas de bichos diferentes em apenas um corpo, além destes, a artista faz vídeos, fotografias. As referências são surrealistas e seu trabalho cria imagens oníricas. Nos penteados um surrealismo selvagem e ao mesmo tempo sublime !A artísta leva um dia inteiro para realização da escultura.
 Vale a pena o esforço, as imagens são encantadoras!





Giulia Borges por sua vez no Fashion Rio se apropriou de um shape anos 60 com direito a maxi botões e desfilou na passarela do Fashion Rio uma menina, mulher, bicho surreal. Realmente uma estética voltada a Natureza fantástica e selvagem se configura no cenário da moda. Tanto que a grife  Ausländer investiu exatamente neste tema ao usar como  inspiração o filme  "Natureza Selvagem" não tão fantástica mas selvagem o suficiente para esperarmos um inverno "gélido" e cheio de peles. Enquanto Giulia Borges assume um inverno não tão gelado mas em compensação, muito colorido. Onças alaranjadas , bolas, tigrados e a delicadeza da renda inserindo o romântico inevitável da estação fazem parte da coleção, a fantasia fica por conta do exagero das formas, das cores inusitadas , da estampa, a textura de pele falsa em forma de flocados nos tecidos lisos também chamam atenção. Tudo bem humorado e colorido. Não tão performático quanto o trabalho de Nagi Noda  , mas com boas referências e digamos assim, uma maneira lúcida de ler o surreal, talvez um pouco pela necessidade do mercado de se expressar de forma mais comercial e menos artística, se tem que ser assim, que seja com referências interessantes! Para que se diluindo em moda , deixe um rastro onde possamos beber na fonte de pesquisa e descobrir novos artístas e maneiras de ver o mundo, a moda , a arte e a vida! Giulia Borges mostrou este caminho, missão cumprida na moda e na rede de idéias surreais que compoem o nosso universo real!








                                                                            
                                                                               

Um comentário:

  1. Olá Samy, muito bom seu blog, vc escreve muito bem!!! Bem vinda nesse universo de blogs. Tanto vc quanto eu, estamos trilhando por esse caminho em comum, e acredito que prosperemos muito!!! Felicidades, todo sucesso do mundo!!! Estarei sempre por aqui, grande bjo!! Flávia Cruz ^.^
    www.affairwithmycloset.blogspot.com

    ResponderExcluir