terça-feira, 2 de novembro de 2010

Moda e politica

A roupa é um meio de expressar idéias e modos que escolhemos para nós!Opniões políticas podem ser expressas através da roupa explicitando as nossas preferências e visão de mundo, podemos defender pontos de vista e estabelecer códigos de poder. Sendo a roupa nossa vitrine subjetiva do corpo, interagimos com a realidade através do que escolhemos para compor o nosso corpo. E também ironizamos através de mensagens que podem quebrar um código de conduta ou brincar com a moralidade. A T Shirt é um meio que diversas pessoas escolhem para expressar suas idéias políticas e em meio a temática do ultimo mês onde as eleições eram um dos assuntos principais reuní algumas T shirts para eletrizarem nossa criatividade e incentivar a vóz politica através do vestir , pois a camiseta ou a baby look é uma peça que envidência a mensagem e o corpo como meio deve estar conectado com o que pensa para se tornar agenciador de novas maneiras de pensar, ou mesmo afirmar idéias coletivas!Vamos lá!

 



Dilma ganhou uma camiseta a estilo guerrilheira por sua história política, neste site é possivle imprimir a imagem da camiseta já no formato de transfer:

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2010/08/camiseta_de_dilma_-_faca_a_sua_tambem.html/

Marina Silva Também ganhou a sua estampa pelo artista Egeu Laus:




Ironizando a falta de justiça no episódio do mensalão, Lobão lançou uma camiseta com um toque de humor  em forma de protesto :"Peidei mais não fui eu"..rsrsrs- Òtemo!



Na candidatura de Barack Obama em 2007/2008 muitos artistas e pessoas formadoras de opinião andaram por ai usando a camiseta do presidente dos Estados Unidos.
A satirização da camiseta do Obama aconteceu com a imagem do Mussum (Trapalhões) Sob o nome de Obamis...Rsrsrsrsrs...

A camiseta do democrata era peça obrigatória no guarda-roupa dos Cults, como Madonna (Na foto) dos Estados Unidos e do mundo!Alguns brasileiro copiaram a aderiram a campanha (???) como foi o caso de Sabrina Sato.
 
 
Madonna:
 

A camiseta política mais reproduzida na história foi sem dúvida a do  guerrilheiro Che Guevara, mas nem ela escapou da satirização dos designers gráficos!Rsrsrs...em sua versão Che Madruga ela também foi reproduzida em alta quantidade.




 
Existe também a versão Cher Guevara com a frase "Hay que envelhecer pero sin perder la ternura " feminista e fiel a Cher!Rsrsrsrs....
 
                                                                             Ótima!
 
Por ultimo um vestido todo estampado com a foto de Mao Tse Tung em formato Pop Art na exposição "Fashion & Politics" no Instituto de tecnologia da Moda.
 
 
 
 
P.S: Quem foi Mao Tsé Tung mesmo???
Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu idéias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras durante a década de 1970.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u488.jhtm
Moda é cultura

Por Samy

2 comentários:

  1. Olá flor adorei teu post, legal se ligar na moda e na história ao mesmo tempo, eu pessoalmente adooooro. No entanto acho que o uso de imagens históricas muitas vezes acaba por banalizar as pessoas e suas ideologias. Não consigo ver o que usamos como algo isolado do que sou, se uso um símbolo nazista em minha roupa deve ser porque simpatizo. Então vejo assim com tudo, mas tem gente que não pensa assim e banaliza tudo,como aconteceu com Che Guevara por exemplo, em que muitas e muitas pessoas acham descolado usar sua imagem, mas nada sabem porque não compartilham das idéias, e nem sabe quem é. Então apoio as imagens políticas desde que elas reflitam a ideologia de quem as usa realmente e não apenas por modinha. bjs Jú

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente contigo Jú!Acho que a banalização da imagem tira os reais significados ideológicos que elas carregam alienando o indivíduo de sua participação social conciente!Beijos!E obrigada pelo coments!

    ResponderExcluir