domingo, 7 de novembro de 2010

29º Bienal-Sinais de poética e politica!!!

Está acontecendo na cidade de São Paulo a 29ª Bienal de São Paulo no mesmo local que acontece o SPFW. Estive lá e conferi algumas obras maravilhosas, outras que eu não apreciei tanto , mas algumas que podemos observar como grande apontador de tendências de questões filosóficas e conceiturais , além , de novas estéticas corporais, empirismos artisticos e muito teores políticos!Gostei de várias, o espaço "Terreiro" acolhe o corpo e a alma escreverei dele em breve!Hoje vou falar de Arte e política na Bienal para pegar carona com o post anterior.

Gil Vicente com seus desenhos demonstrau o incomodo em relação a política vigente no mundo e suas formas de representação, sua obra mostra ele em ação de assassinar algumas figuras políticas como Lula, Rainha Elizabeth , Nelson Mandela, o Papa , Ahmadinejad entre outros. A cena sem dúvida choca pois nos remete a violência, mas sob um ponto de vista que fica além de nossa primeira impressão , podemos perceber que a ação assassina fica por conta do desenho e da arte sem causar danos concretos uma forma de sublimação da violência na arte ,  não deixando de manifestar sua indignação e revolta. Esta obra deslocou o olhar de alguns críticos que a consideraram como impróprias pelas cenas de violência. Ai eu me pergunto:  Até que ponto a arte está livre para mostrar o sua voz política? Existe a censura ou a fissura? No sentido de abrir uma fissura, um racho na própria ordem e  mostrar de forma simbólica uma indignação perante a degeneração política e dissolução de valores éticos coletivos!

As obras...









Todos os desenhos são feitos de carvão sobre papel medindo 150 X 200 cm.
Eu achei arraso!


Samy

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Moda e politica

A roupa é um meio de expressar idéias e modos que escolhemos para nós!Opniões políticas podem ser expressas através da roupa explicitando as nossas preferências e visão de mundo, podemos defender pontos de vista e estabelecer códigos de poder. Sendo a roupa nossa vitrine subjetiva do corpo, interagimos com a realidade através do que escolhemos para compor o nosso corpo. E também ironizamos através de mensagens que podem quebrar um código de conduta ou brincar com a moralidade. A T Shirt é um meio que diversas pessoas escolhem para expressar suas idéias políticas e em meio a temática do ultimo mês onde as eleições eram um dos assuntos principais reuní algumas T shirts para eletrizarem nossa criatividade e incentivar a vóz politica através do vestir , pois a camiseta ou a baby look é uma peça que envidência a mensagem e o corpo como meio deve estar conectado com o que pensa para se tornar agenciador de novas maneiras de pensar, ou mesmo afirmar idéias coletivas!Vamos lá!

 



Dilma ganhou uma camiseta a estilo guerrilheira por sua história política, neste site é possivle imprimir a imagem da camiseta já no formato de transfer:

http://sindromedeestocolmo.com/archives/2010/08/camiseta_de_dilma_-_faca_a_sua_tambem.html/

Marina Silva Também ganhou a sua estampa pelo artista Egeu Laus:




Ironizando a falta de justiça no episódio do mensalão, Lobão lançou uma camiseta com um toque de humor  em forma de protesto :"Peidei mais não fui eu"..rsrsrs- Òtemo!



Na candidatura de Barack Obama em 2007/2008 muitos artistas e pessoas formadoras de opinião andaram por ai usando a camiseta do presidente dos Estados Unidos.
A satirização da camiseta do Obama aconteceu com a imagem do Mussum (Trapalhões) Sob o nome de Obamis...Rsrsrsrsrs...

A camiseta do democrata era peça obrigatória no guarda-roupa dos Cults, como Madonna (Na foto) dos Estados Unidos e do mundo!Alguns brasileiro copiaram a aderiram a campanha (???) como foi o caso de Sabrina Sato.
 
 
Madonna:
 

A camiseta política mais reproduzida na história foi sem dúvida a do  guerrilheiro Che Guevara, mas nem ela escapou da satirização dos designers gráficos!Rsrsrs...em sua versão Che Madruga ela também foi reproduzida em alta quantidade.




 
Existe também a versão Cher Guevara com a frase "Hay que envelhecer pero sin perder la ternura " feminista e fiel a Cher!Rsrsrsrs....
 
                                                                             Ótima!
 
Por ultimo um vestido todo estampado com a foto de Mao Tse Tung em formato Pop Art na exposição "Fashion & Politics" no Instituto de tecnologia da Moda.
 
 
 
 
P.S: Quem foi Mao Tsé Tung mesmo???
Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século 20, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu idéias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde o PC do B - então na clandestinidade e ligado à China - desenvolveu ações guerrilheiras durante a década de 1970.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u488.jhtm
Moda é cultura

Por Samy