domingo, 7 de agosto de 2011

Gypsy- Parte 2

Continuando nossa viagem ao mundo Gypsy vamos iniciar contando um pouco sobre a origem dos ciganos que se inicia aproximadamente nos anos 800 DC um povo sonhador e místico que se originando da India caminharam em direção a Pérsia , Turquia e Grécia até chegarem na Europa 500 anos depois. Era um povo Nômade que caminhavam e se locomoviam em carroças, cavalos , caravanas e eram também conhecidos como o povo Rom. Por os ciganos serem Agrafos, ou seja, por não registrarem sua história por escrito, suas origens ficaram um pouco misteriosas na história surgindo assim até mesmo lendas para explicar sua origem. Estes nômades se instalaram em diversos países, França, Espanha, Finlândia e Russia com maior concentração em países bálticos como a Eslovênia por exemplo. O Termo Gypsy provém de uma suposição errônea de que os ciganos se originariam do Egito, sendo esta uma palavra originária Egípcia. Este povo foi bastante perseguido , eram considerados inimigos da Igreja que condenava suas práticas sobrenaturais como a cartomancia e a leitura das mãos. A partir do século XV esses ciganos migraram também para a Europa Ocidental, onde quase sempre afirmavam que sua terra de origem era o Pequeno Egito, por isso foram denominados egípcios, egitano, gipsy entre outros. Alguns grupos se apresentaram como gregos e atsinganos e ficam conhecidos com grecianos na Espanha, ciganos em Portugal e Zingaros na Itália. Na Holanda a partir do século XVI se utiliza a denominação heiden, que significa pagão. Na França também foram chamados de tsi – ganes, manouches, romaniche e boémiens. 














                  


O termo Gypsy foi transformado em Gypset pela jornalista Julia Chaplin do New York Times quando observando o comportamento de algumas pessoas dotadas de alto poder aquisitivo viajavam constantemente . O termo é uma mistura da palavra Gypsy com jet setters. O movimento surgiu como uma reação anti consumista em relação aos jet setters, este termo significa segundo a Wikipédia "pessoas que se deslocam em aviões a jato", esta expressão foi cunhada em 1950 pelo colunista do New York Times Igor Cassini para designar as pessoas de alto poder aquisitivo que tinham condições de viajarem constantemente de avião a jato. O que na época era caríssimo sendo um simbolo de elite poder viajar em um avião a jato. Quem começou com a história da atitude de Gypset foram pessoas de grande influencia que realmente buscavam um movimento contrário ao consumismo mas sem perder o conforto do meio de locomoção mais rápido e cobiçado da época. Entre as celebridades haviam os Beatles que faziam frequentemente viagens misticas a India a procura de paz interior e auto-conhecimento. O casal Getty, imortalizado em uma famosa foto para a Vogue de 1969, fazia de seu templo em Marrakesh um lugar de festas para receber amigos, como os Rolling Stones e os próprios Beatles. Já Brigitte Bardot era conhecida por frequentar Búzios e Saint Tropez muito antes desses lugares virarem destinos turísticos.

















Talitha Getty foi uma das grandes precursoras do estilo Gypset ou Bohemian que foi um dos desdobramentos mais autênticos do estilos Gypsy, com uma personalidade encantadora ela era uma das modelos mais cobiçadas do final dos anos 60. Sua origem era Holandesa nascida na antiga India Oriental Holandesa, viveu grande parte da sua vida na Grã Bretanha. Ela se ligou fortemente em seus últimos anos de vida a cidade de Marrakesh uma cidade marroquina onde foram tiradas suas fotos mais icônicas . O fotografo britânico Patrick Lichfield  clicou vários momentos descontraídos desta modelo que se tornou ícone de estilos e esta imagens ficam como referência e inspiração para a parte 2 do artigo sobre os Gypsy! Aguardem que teremos ainda a terceira parte com muito mais inspirações!





To be continue...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Gypsy- Parte 1

Todos nós sabemos que novas tendências surgem a cada dia, de lugares inusitados e épocas distintas, todas renovando a maneira de ser do individuo de acordo com a sua necessidade de expressão e a busca de novas sensações e estéticas renovadas. Hoje falarei de um estilo que aponta desde as ultimas estações como estilo de vida e maneira de se vestir que vai um pouco contra a onda de consumo exagerado e extremo luxo, temos aqui um estilo mais despojado, preocupado com questões ecológicas e sociais, um estilo nômade que não deixa de ser chique e atual, sabendo seguir o seu próprio estilo ele pode cair muito bem no seu guarda roupa ou em uma coleção que você estiver criando, o importante aqui é saber compor os elementos e já que o estilo Gypsy já vem da mistura de outros estilos eu não sugiro que se misture muito pois além de ficar Over pode perder sua característica principal: O despojamento e a naturalidade.

O estilo Gypsy provém de alguns movimentos que estão surgindo no contemporâneo de acordo com o excesso de velocidade das tendencias , da informação, da tecnologia etc, esta contra tendência chama-se Slow dentro desta existem varias ramificações como slow fashion, slow food , slow citie, um movimento que propõem a diminuição da velocidade, o apresso a contemplação, aos passeios, aos festejos, as coisas simples da vida.Esta tribo tem se tornado referencial no contemporâneo, sendo inspiração para diversas pessoas que resolver viajar o mundo procurando conhecer novas culturas e estilos de vida. Com isso novas profissões também surgiram , profissões estas que requer disponibilidade do profissional para viajar, pesquisar e saber organizar informações , opiniões sobre diversas áreas. Ví recentemente em um noticiário um profissional que é encarregado de viajar para diversos hotéis para pesquisar para uma rede de hotéis o que os melhores hotéis do mundo estavam oferecendo e isso ele relata em seu blog. Outra influência que compõem o estilo Gypsy são os hippies , por seu estilo de vida livre e contra a cultura da época em que surgiram, o Gypsy faz uma leitura deste estilo não deixando de valorizar o estilo de vida que valoriza as coisas simples porém sem deixar de estar conectado com o mundo.






O estilo Gypsy tem bastante semelhança com o estilo Bohemian o qual mistura as principais referências do Gypsy. O Bohemian surgiu no incio do sec XX quando um grupo de intelectuais compostos por Oscar Wild , Virgínia Wolf , Lytton Strachey entre outros, resolveram olhar a vida bohemia que até então era considerada amoral e desregrada , como uma oportunidade de criar em grupo e falar com outros artistas , filósofos, sociólogos sobre arte, política, sociologia  , poesia e filosofia. Depois disso tornou-se moda os encontros em cafés, pubs, residências particulares onde foram aos poucos sendo construídos o bohemian lifestyle. 





No pós-guerra, os jovens tiveram que enfrentar o retorno a uma sociedade conservadora e temerosa, assim como aos trabalhos mal assalariados, pagamentos de hipoteca e outros problemas associados ao período. Porém, houve facções dessa geração que não conseguiram lidar com isso, criando estilos de vida alternativos, que eram subversivamente nômades e anticonsumistas. Muitas tribos que se tornaram símbolos da época, como os hippies, os beatniks, os surfistas, os motociclistas e os mochileiros, contribuíram, de alguma forma, com a maneira como entendemos os gypsets hoje em dia.







To be continue....