terça-feira, 14 de junho de 2011

Tricot também no verão


Tricot é uma tecnica de entrelaçamentos de fios que provavelmente surgiu no Egito onde na época era feito com o auxilio de madeira ou ossos  Os belgas levaram a técnica aos ingleses onde as mulheres a desenvolveram para produzir meias e cachecóis que protegessem seus maridos e filhos no inverno. Usavam fios de lã pura que elas mesmas produziam. Por isso até hoje o tricô está relacionado ao inverno, o que a tecnologia reinventou, levando-a também para as malhas de verão através de fios leves e apropriados.
Na moda , nos desfiles , em grandes marcas já podemos perceber o uso do tricot em peças que fogem do usual inverno, pesado e quente, diversos pontos abertos e leves podem ser usados para tecer um verão com uso de tricots. Nos diversos desfiles da temporada de verão 2012 vi o tricot sendo fortemente usado principalmente na coleção da Coven que teve como pano de fundo a inspiração pela ìndia usando cores fortes juntos a cores frescas, o tricot e o lourex. As estampas são inspiradas nas tatuagens de rena indianas, as  roupas mostram os desdobramentos da técnica em transparências, fios brilhantes, formas simples e decor rico. Cores frescas e sugestivas em uma excelente apresentação.Confiram:




















Indo por uma caminho apuradíssimo e precioso , Vanessa Montoro faz do tricot e crochet roupas de extremo bom gosto e criatividade, trabalhando com fios de Seda  especiais fiados em roca, ela nos apresenta peças tingidas manualmente em tons naturais com pigmentos direto da natureza , ervas mates, pó de café, casca de cebola,  clorofila, espinafre, entre outras, dependendo da cor que quer chegar,  assim ela conserva o brilho do fio o qual confecciona casacos, vestidos, saias, cheios de texturas inesquecíveis. A valorização do trabalho manual e a preservação da natureza são práticas importantes no trabalho de Vanessa . Suas peças levam características Vintage pelo próprio material que usa , são peças para se ter por muito tempo, peças atemporais e delicadas, destinada a uma mulher que tenha personalidade e feminilidade. 


Sou apaixonada por clássicos. É assim que enxergo o crochê e o tricô. São clássicos. Não se encaixam em modismos e tendências e, por isso, são eternos. Minha busca constante é descobrir novas possibilidades desses materiais. Reinventar pontos, misturas e shapes que os deixem refrescados. Daí a mistura do couro e do chamois que proponho essa estação”, conta Vanessa.
O objetivo principal é confeccionar peças feitas à mão, do princípio ao fim. As criações transmitem um caráter natural e esbanjam bom gosto, para atender um público requintado, com estilo e que valorizam a originalidade.











Saiba mais sobre o trabalho de Vanessa Montoro


Inspire-se no trabalho dela e crie lindas peças de tricot no verão também!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

SPFW- Animale- Azuis admiráveis!

A Animale sobre a direção de Priscilla Daroult mostrou nas passarelas do SPFW uma mulher mais leve mas não menos elegante , sobre a influência dos diversos azuis ela deslizou na passarela uma coleção de shape leve e encantador, o brilho e a transparência estiveram presentes em tecidos naturais e alfaiataria impecável . A fluidez dos tecidos usados na coleção da Animale tirou um pouco o caráter dos emoldurados e extremamente sexys  das coleções anteriores e deu para a coleção um frescor "made in brasil" com um sexy confort bem equilibrado, uma sexualidade natural e tranquila . Após uma temporada de muito brilho no Fashion Rio e nas temporadas internacionais, vemos um início de fashion week cheio de brilho , muitos tecidos claros, azulados , e lisos.  O material que chega forte na estação provinda de um inverno mas com uma textura mais leve e fina é o couro. Ele foi usado na coleção da Animale em forma de flores que além de serem experimentadas no couro e no paetê foram também feitas em material natural, flores naturais trouxeram a roupa orgânica para o cenário da moda, sendo estas protegidas delicadamente no couro branco por um película de resina . O artesanal foi valorizado em uma mulher que valoriza o natural e o sofisticado ao mesmo tempo, as flores foram usadas bordadas em paetê de forma delicada em tecidos transparentes trazendo texturas para roupas muito bem modeladas com recortes assimétricos em gazes de seda , costumes em denim com listras e acabamentos lixados fazendo um oposição entre o peso e a levesa. Os tons de azuis foram importantes na coleção da Animale, transitando por diversos tons, desde os jeans até os mais claros e iluminados ,os brancos apareceram também muito leves e transparentes em camisarias desconstruídas. Seria esta leveza a influência do mar no cotidiano de Priscilla Daroult  que se mudou recentemente ao Rio após vender sua marca homônima para o grupo Animale? Afinal o life style do Rio é mesmo irresistível!Adorei a coleção da Animale, linda, despojada, sofisticada e perfeitamente comercial, roupa para usar e admirar!
Confiram as fotos do desfile da Animale no SPFW Verão 2011/2012
















                                                                         

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Minas Trend Verão 2011/2012

O verão 2011/2012 já está sendo previsto em diversos eventos de Moda que agitam os principais estados Brasileiros, em Minas aconteceu recentemente o Minas Trend , um evento que a cada ano está se tornando mais original e essencial para conhecer as perspectivas da moda para a próxima estação. Nesta temporada o tema foi "Oxigênio" nada mais urgente e essencial, dando enfase as temáticas ecológicas a tradução do tema foi expostas das diversas maneiras que a mente criativa de cada estilista, cenógrafo ou profissional que esteve atuando no evento pôde expressar. Resultado incrível!DNA Brasileiríssimo , muitas cores, frutas, frescor e muito bate papo sobre moda e natureza, redes de comunicação e perspectivas para o mercado na próxima estação. O Estilista Ronaldo Fraga abriu os desfiles e assinou a concepção artística do evento destacando nas passarelas o verde das folhagens que renovam o ar que respiramos ele escolheu 40 looks de diversos estilistas e fez toda a idealização do desfile. Arranjos de folhas, cereais, alimentos e muitas frutas completaram o visual idealizado por Ronaldo Fraga e realizado por Mary Arantes. O evento além de ser um chamado para a natureza também é a confirmação do uso das diversas tendências comerciais como as tonalidades de verdes e cores da natureza , flores e frutas também são elementos que estarão em evidência no verão 2011/2012, as estampas gigantes apareceram nesta abertura com cores fortes e desenhos abstratos, além de flores borradas e grandes, as pequenas também terão suas vez em peças mais delicadas e românticas, o cetim foi visto em um longo fluido e emocionante, o brilho esteve presente nos tecidos como o tafetá e o cetim, o branco teve seu grande momento com colares de folhas enormes que apontam uma possibilidade de uso: as misturas dos branco com cores fortes dando apenas um ponto de cor. Funciona!Vendo cada detalhe do evento dá vontade de sair por ai com visuais alegres e fluídos mas nada mais do que uma atitude ecologicamente correta para estarmos verdadeiramente na Moda!

Algumas imagens incríveis do evento: